CHMT regista mais de 1000 internamentos por Covid-19 até julho 

Desde 1 de janeiro até 31 de julho de 2022, foram 1.100 os internamentos de doentes com Covid-19 no Centro Hospitalar do Médio Tejo. 

Em comunicado, o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) refere que destes internamentos, 73 (ou seja, 6,9%) passaram pela unidade de cuidados intensivos. Valor que compara “com uma fatia acima dos 25% de necessidade de resposta de cuidados intensivos no acumulado dos dois primeiros anos de combate à pandemia”.

Estes 1100 internamentos por doença provocada pela Covid-19 registados nos sete primeiros meses do ano confrontam-se com os 1733 internamentos nos primeiros dois anos de pandemia (24 meses, de março de 2020 a março de 2022). 

“Há a lamentar, neste período de sete meses, 246 mortes de doentes infetados com Covid-19″, expõe o CHMT. A mortalidade dos doentes internados foi mais expressiva na faixa etária dos 80-89 anos, com 105 óbitos. Todavia, é também nessa mesma faixa etária que foi mais expressiva a taxa de recuperação/alta (268 doentes recuperados, no total dos 7 meses nesta faixa etária). 

Abrantes, Tomar e Torres Novas são os concelhos de residência de mais de metade dos doentes Covid internados no CHMT: 558 no total dos 7 meses. 

De referir ainda a existência de três picos assistenciais à Covid-19 nos sete primeiros meses do ano: entre 7 a 21 de fevereiro a média de doentes internados foi de 50 pacientes, número que voltou a registar-se na última semana de maio e duas primeiras de junho (com o máximo de 55 doentes); no início de julho houve também uma nova subida, para os 46 doentes internados com Covid no CHMT.  

Na primeira semana de agosto há a registar 11 internamentos – é o mínimo do ano de pacientes admitidos no CHMT com Covid-19. 

Refere ainda o CHMT que são hoje seguidos na consulta de acompanhamento da síndrome da “Covid Longa” mais de 100 doentes. 

 

Publicação Anterior

Autarquia de Ourém admite assumir reconstrução de casa de irmãos destruída pelas chamas

Publicação Seguinte

Jovem militar em Tomar desaparecida há uma semana

Publicidade