Ministra da Cultura visita Convento de Cristo para avaliar danos
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, esteve esta terça-feira em Tomar para avaliar os danos provocados pela depressão Kristin no Convento de Cristo e na Mata dos Sete Montes.
O município de tomar, representado pelo presidente Tiago Carrão e a diretora do Convento de Cristo, Andreia Galvão, apontam para a necessidade de “investimentos significativos” na recuperação do património, lê-se em comunicado.
A ministra manifestou a intenção de apoiar a reabilitação da Charolinha na Mata dos Sete Montes, monumento do século XVI que ficou destruído. As entidades envolvidas têm como objetivo a sua reposição até ao final de 2027, num investimento estimado em cerca de 250 mil euros.
No Convento de Cristo, classificado como Património Mundial da UNESCO, foram registados a destruição de um vitral, o desprendimento de duas gárgolas e “impactos significativos na envolvente arbórea, nomeadamente no laranjal histórico e na Mata dos Sete Montes”. O investimento necessário para a sua recuperação ronda os 500 mil euros.