Duas Unidades Móveis de Saúde vão circular no Médio Tejo

Duas Unidades Móveis de Saúde vão circular no Médio Tejo

A partir de fevereiro, duas unidades móveis de saúde da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo vão estar em circulação nos sete concelhos da região. Esta nova resposta pretende levar tratamentos, telemedicina e cuidados de enfermagem às populações que residem em zonas mais afastadas.

As unidades móveis são carrinhas equipadas com espaço para atendimento clínico e com o material necessário para a realização de tratamentos e prestação de cuidados de enfermagem. Segundo a ULS, a atividade inclui o acompanhamento de pessoas com doença crónica e em situação de dependência, bem como a vacinação, o apoio à correta toma da medicação, a promoção da literacia em saúde e a realização de rastreios.

A iniciativa é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e contará com uma programação regular por concelho, desenvolvida em colaboração com os Cuidados de Saúde Primários, informa a entidade em comunicado.

Cada carrinha dispõe de um enfermeiro e de um assistente operacional, entre um e dois dias por semana. O presidente do conselho de administração da ULS Médio Tejo, Casimiro Ramos, refere que “estas unidades não substituem o médio de família”, mas sublinha que representam “uma resposta importante para reforçar a proximidades dos cuidados”.

Às segundas e sextas-feiras, a unidade móvel estará nos municípios de Vila de Rei e Sardoal, enquanto às quartas-feiras irá abranger o concelho de Mação. Abrantes poderá contar com a carrinha às quintas-feiras. A segunda unidade móvel servirá o concelho de Alcanena às terças-feiras, enquanto Tomar e Torres Novas ajustarão os dias de acordo com as necessidades locais. A ULS adianta, no entanto, que a calendarização será divulgada localmente.

Publicação Anterior

Recolha de bens essenciais e materiais de construção na Jácome Ratton

Publicidade