Vila Nova da Barquinha reforça investimento na habitação social

Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Manuel Mourato, em visita às futuras habitações

Vila Nova da Barquinha reforça investimento na habitação social

O município de Vila Nova da Barquinha vai investir mais de 1,3 milhões de euros para reforçar a oferta de habitação social e dar resposta às carências habitacionais no concelho. A intervenção abrange 13 imóveis, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH).

O objetivo é “garantir uma casa digna”, “devolver segurança, estabilidade e esperança” às famílias abrangidas e contribuir para “um futuro mais justo, onde a habitação é um direito efetivo e não um privilégio”, indica o concelho em comunicado.

A reabilitação de três futuras habitações está a ser realizada, nos antigos lavadouros junto ao armazém de azeites do INGA e na zona de expansão de Moita do Norte. Já em conclusão, está a transformação de duas lojas em duas casas, também na zona de Moita do Norte. O concelho acrescenta que, “está previsto para breve o início da reabilitação de mais cinco fogos”, no parque habitacional municipal com fins sociais.

No relatório da ELH, publicado em março de 2021, eram 99 as famílias, num total de 219 pessoas, a viver em condições indignas de habitação, sendo que mais de 60% dos casos estão concentrados nas freguesias de Vila Nova da Barquinha e Praia do Ribatejo.

A iniciativa é financiada pelo Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As obras terão de estar concluídas até 30 de junho de 2026.

A Estratégia Local de Habitação foi aprovada a 7 de maio de 2021, na sequência de um diagnóstico sobre as carências habitacionais, dinâmicas demográficas e urbanas e o funcionamento do mercado habitacional no concelho

Publicação Anterior

“Campanha do Agasalho” regressa para apoiar famílias vulneráveis

Publicação Seguinte

Santarém prioriza educação no Orçamento para 2026

Publicidade