Vai puder ir à praia… mas com várias regras!

Este ano, as praias portuguesas vão ter lotação máxima e o controlo vai ser feito logo nos parques de estacionamento, sempre que for possível.

O conselho de frequentar praias vigiadas, que se verificou em anos anteriores, passa a ser uma obrigatoriedade este ano, tornando-se proibido estar em praias sem concessões ou vigilância.

O distanciamento entre toalhas no areal deverá ser de dois metros e o uso de máscaras vai ser obrigatório para quem utilize os equipamentos de praia (casas de banho e bares). Sobre estes, ainda não se sabe se apenas vão funcionar em regime “take-away”.

As praias urbanas, com acesso por toda a extensão no areal, podem mesmo vir a ser interditadas se não houver possibilidade de controlar o acesso e também a venda ambulante no areal está em risco de não acontecer.

Estas propostas foram debatidas, esta quarta-feira à tarde, numa reunião que envolveu as entidades com jurisdição no espaço marítimo para a preparação da época balnear que está planeada para arrancar a 1 de junho. A data é a desejável pela Agência Portuguesa do Ambiente para preservar a “economia e a sanidade mental da população”, mas está condicionada ao levantamento do estado de emergência e às orientações da Direção-Geral da Saúde.

Catarina Gonçalves, coordenadora nacional da Bandeira Azul, esteve na reunião e disse que será preparado um manual de boas práticas a aplicar nas praias, que deve estar preparado no início de maio. “Vamos ter que trabalhar todos na sensibilização dos utentes, essa é a prioridade”, explicou, acrescentando que algumas das medidas a aplicar nas praias serão as que são hoje verificadas em estabelecimentos públicos, como a “desinfeção dos equipamentos, que nas praias se aplicam às casas de banho, gaivotas e outros”.

Catarina Gonçalves afirmou ainda que as medidas a executar estão dependentes “da capacidade de fiscalização das entidades policiais”. “O certo é que vamos todos ter que ser agentes de fiscalização, seja nadadores salvadores, seja utentes”.

Publicação Anterior

Ministros acompanharam campanha sensibilização de trabalhadores agrícolas estrangeiros em Olhão

Publicação Seguinte

Vídeo. Câmara de Tomar aposta em programação cultural no Facebook

Publicidade