Tomar está no top 10 das cidades europeias mais culturais
Tomar está entre as dez cidades europeias mais culturais para visitar em 2026, segundo a revista Forbes. O ranking, anunciado no dia 2 de janeiro, coloca a cidade nabantina no sétimo lugar, com uma pontuação de 17,25 em 20.
A revista americana destaca a arquitetura medieval de Tomar, o emblemático Convento de Cristo e os espaços verdes ao longo do rio Nabão. A Festa dos Tabuleiros é igualmente referida, assim como o Cortejo dos Tabuleiros e os “encantadores tapetes de flores em papel”, acrescenta a Forbes.
A classificação tem por base a concentração de museus, a diversidade de instituições culturais e a abrangência da programação anual. Além disso, os especialistas analisaram a importância histórica, o panorama criativo contemporâneo, a qualidade de experiência do visitante e a relevância cultural à escala global. A pontuação final resulta da média entre a avaliação dos especialistas e dos viajantes.
Além de Tomar, integram o ranking as cidades de Nicósia (Chipre), Florença (Itália), Viena (Áustria), Lovaina (Bélgica), Sibenik (Croácia), Verona (Itália), Ruão (França), Oxford (Reino Unido) e Graz (Áustria), por esta ordem.