Sertã instala abrigos para controlo de gatos errantes

Sertã instala abrigos para controlo de gatos errantes

O município da Sertã vai instalar, hoje, seis abrigos e pontos de alimentação para gatos errantes, em locais estratégicos do concelho. A iniciativa pretende controlar a população felina.

A colocação destes abrigos insere-se no programa CED – Captura, Esterilização, Devolução, cujo objetivo é controlar a população de gatos errantes através da captura dos animais, da sua esterilização e da posterior devolução ao local de origem. O processo inclui ainda a colocação de microchip, desparasitação interna e externa, vacinação e o corte da orelha esquerda, sinal internacional de animal esterilizado.

Os abrigos vão ser instalados nas imediações da Câmara Municipal da Sertã, da Escola Básica Padre António Lourenço, do Bairro José Farinha Tavares, da Rua do Convento, do Pelourinho e da Avenida Ângelo Henriques Vidigal.

No dia 28 de janeiro, a partir das 14h, haverá uma campanha de sensibilização porta-a-porta sobre os benefícios das colónias controladas, realizada por técnicos do município, voluntários, docentes e alunos.

Segundo o município, os benefícios desta iniciativa são vários, entre os quais a diminuição da população de gatos, a redução do ruído durante a fase de acasalamento e disputas territoriais, tal como a minimização dos risco para a saúde pública.

Publicação Anterior

Remoção de árvores em risco na Mata dos Sete Montes

Publicação Seguinte

Médio Tejo sob aviso laranja

Publicidade