No domingo retorna um evento muito especial no Oeste : o “Alenquer Presépio de Portugal”. Após as trágicas cheias de 1967, que vitimaram vários alenquerenses, a população alicerçada na força comunitária criou um presépio na encosta, visível à distância, que persevera na eternidade – um dos maiores presépios ao ar livre de Portugal.
A tradição permanece e ganhou novos contornos e atratividades. Amanhã, pelas 22:30 horas , um espetáculo piromusical promete animar as festividades e assinala o início de uma programação que se irá estender até 6 de janeiro. Vão decorrer inúmeras atividades, entre elas atividades circences, concertos, mercadinho de natal, pista de gelo, e o comboio de Natal com frequência gratuita.
No entanto, a programação não se fica só por aqui. O munícipio de Alenquer dinamiza tradicionalmente os “concursos de presépios”, que homenageiam as vítimas mortais da tragédia e atribuem prémios de valor monetário. Terá igualmente lugar o concurso “Alenquer+Natal é no Comércio Tradicional”. Entre 2 e 29 de dezembro de 2025, cada 10 € em compras nas lojas aderentes dá direito a uma senha para prémios no valor total de 4.050 €.
No término das celebrações decorre o secular ” Pintar e Cantar dos Reis”, no qual grupos de reiseiros percorrem as ruas anunciando a boa nova, enquanto entradas e fachadas exibem novamente as tradicionais inscrições dos Reis Magos. Esta manifestação encontra-se candidata a Património Mundial da Unesco.