Novo modelo de atendimento das urgências de ginecologia-obstetrícia
O novo modelo de atendimento do serviço de urgência de ginecologia-obstetrícia e do bloco de partos, da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo requer que as utentes com queixas agudas “efetuem um contacto telefónico prévio antes de se deslocarem às respetivas urgências”, informa a ULS em comunicado.
O atendimento, através da linha SNS grávida-ginecologia – 808 24 24 24, é realizado por profissionais de saúde, que avaliam o estado clínico das utentes e, posteriormente, dão a resposta adequada às respetivas necessidades. As situações de risco iminente de vida são exceção a este procedimento.
As alterações no funcionamento devem-se a um projeto-piloto, em vigor desde 16 de dezembro. O objetivo é garantir “um acesso prioritário e mais eficaz das utentes às urgências hospitalares de ginecologia e obstetrícia nos casos graves ou muito graves” e uma “utilização mais racional dos recursos, otimizando-os” afirma a ULS do Médio Tejo.
Caso as utentes se dirijam à urgência hospitalar de Abrantes sem contacto prévio, terão de efetuar na mesma a chamada para o 808 24 24 24.