Ernesto de Figueiredo : o craque de Santa Cita

A BOLA

Partiu mais um magriço, neste caso filho da terra e motivo de orgulho nabantino. Herói de Santa Cita, recebeu (felizmente ainda em vida) uma homenagem no passado mês de setembro por parte dos seus conterrâneos.

O avançado deu os primeiros passos no futebol no Grupo Desportivo Matrena , clube onde também acabou a carreira. Jogando mais tarde, no União de Tomar e no Vitória de Cernache. A sua qualidade era inegável, e a predestinação para outros palcos tornava-se evidente em cada toque que dava no esférico. Surgiu então uma proposta do Sporting e consequente ingresso no histórico de Alvalade. Sob o comando do histórico Otto Glória, marca 25 golos no ano de estreia. E nunca mais parou.

Ao longo de 8 épocas, apontou 150 golos pelos verde e brancos em 232 jogos, entre as épocas 1960/61 e 1967/68. Foi um elemento preponderante nas conquistas leoninas, ajudando o clube a vencer dois campeonatos nacionais , sendo até melhor marcador em 1965/66, o que lhe valeu a chamada para representar a seleção nacional no Campeonato do Mundo de 1966 , em Inglaterra, eternizando-se como um magriço.

Conquistou também uma taça de Portugal e uma Taça das Taças, competição em que entrou 6 vezes na lista de marcadores. Um desses golos foi decisivo para conduzir o clube à finalíssima e respetiva conquista.

Ficou conhecido como o “Altafini de Cernache”, alcunha inspirada em José João Altafini, artilheiro que teve o privilégio de representar tanto a seleção italiana como a brasileira. A sua atribuição deveu-se à invulgar propensão para marcar golos ao Benfica, frente ao qual apontou nove no total.

Em comunicado oficial, o Sporting Clube de Portugal, endereçou aos amigos e família de Ernesto Figueiredo “as mais sentidas condolências, enaltecendo e agradecendo os muitos anos de dedicação, serviço e devoção ao clube”.


Publicação Anterior

Ferreira do Zêzere apela apoio na identificação de pessoas isoladas

Publicação Seguinte

Novo modelo de atendimento das urgências de ginecologia-obstetrícia

Publicidade