Barragem de Castelo do Bode assinala 75 anos
Assinalam-se hoje os 75 anos da inauguração da Barragem de Castelo do Bode, a maior fonte de captação de água para consumo humano em Portugal. A infraestrutura foi oficialmente inaugurada a 21 de janeiro de 1951 pelo então Presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar, e pelo Presidente da República, Marechal Óscar Carmona.
As obras iniciaram-se em 1945 e foram terminadas em 1951, sob a direção do projetista do Engenheiro André Coyne e através da construtora Moniz da Maia & Vaz Guedes.
A barragem, construída em betão do tipo arco gravidade, tem 115 metros de altura, um desenvolvimento do coroamento de 402 metros e três turbinas. Erguida sobre o rio Zêzere, além da produção de energia, a Barragem de Castelo do Bode tornou-se essencial no abastecimento de água, nomeadamente à região de Lisboa, e na proteção contra cheias na Lezíria do Tejo.
A construção desta barragem hidroelétrica implicou a submersão de extensas áreas, levando ao alargamento do leito do rio Zêzere sobre casas e terras de cultivo, o que obrigou várias populações a abandonar a região.
Atualmente, a albufeira ocupa uma área de cerca de 3 300 hectares, onde se localizam várias praias fluviais, conhecidas pelas suas atividades náuticas, contribuindo de forma significativa para o potencial turístico da região.
Em 2025, a Barragem de Castelo do Bode produziu 1% da energia consumida em Portugal e foi também decisiva na resolução do apagão, em abril, do ano passado.
Veja o testemunho de pessoas que foram obrigadas a abandonar as suas casas, terras e até animais – aqui.