Santarém prioriza educação no Orçamento para 2026
O Orçamento do município Santarém para 2026 ultrapassa os 99 milhões de euros. A prioridade é a educação com um investimento de 6,3 milhões.
Entre as medidas previstas está a criação de projetos para a requalificação das escolas Dr. Ginestal Machado e EB 2/3 de Alcanede, bem como o arranque das empreitadas para renovar a Escola de São Salvador e São Bento. O Programa de Apoio à Promoção de Atividade para crianças e jovens, em horário extra curricular, também vai ser reforçado através das juntas de freguesia.
A estratégia orçamental visa “acelerar o desenvolvimento económico e territorial”, para dar resposta à “construção do novo aeroporto” e criar condições de forma a existir “mais riqueza, mais emprego e mais oportunidades”, indica o município em comunicado.
A construção dos pavilhões empresariais de Alcanede e Amiais de Baixo, a requalificação da zona industrial de Alcanede e a criação de um projeto para a regeneração da zona industrial de Santarém, visam promover a atividade económica do concelho.
O Orçamento aproveita fundos comunitários, através do Portugal 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representando 13,1 milhões de euros do investimento previsto.